Antes de falarmos sobre os carros da Fiat, falaremos um pouco sobre a marca em si. Com certeza você conhece o nome Fiat, mas sabe o que significa essa sigla? Confira a seguir!
Sobre a Fiat
A Fabbrica Italiana di Automobili Torino é uma marca muito popular na Europa e igualmente em países como Brasil e Argentina, sendo conhecida amplamente como a famigerada Fiat, sendo também líder na Itália.
Fundada como uma sociedade em 1899 e com sede em Turim, norte da Itália, a Fiat começou como outros fabricantes da época, fazendo carros elegantes para clientes ricos.
Seu primeiro carro foi o Fiat 4HP de 1899 e poucos anos depois, em 1910, a marca já era a maior da Itália, com Giovanni Agnelli, um dos sócios-fundadores, no comando da empresa.
Em 1923, a fábrica de Lingotto começou a ser construída, tornando-se a maior da Europa e a inovação da Fiat chegava a incluir seguro no preço do carro em 1928.
Na Segunda Guerra, a Fiat produziu aviões militares e veículos para o Eixo, sendo que a família Agnelli foi removida do comando da Fiat até 1963.
Com modelos como Fiat 500 e Fiat 600, a marca aliou-se à Piaggio e outras italianas no esforço de reconstrução da Itália, onde veículos pequenos e baratos eram essenciais.
A alma popular da Fiat surgiu nessa época, confrontando assim o Fusca da Volkswagen, até que se expandiu, comprando metade da Ferrari e depois a Alfa Romeo.
Aqui, oficialmente chegou ao Brasil em 1976, mas só teria protagonismo a partir dos anos 90, vencendo a VW no mercado nos anos 2010. A Fiat já teve 14 logotipos e o atual reproduz o nome da marca no estilo de 1901, quando ostentou pela primeira vez a sigla famosa.
Agora que você já sabe um pouco sobre a montadora italiana, saiba os nomes e significado dos modelos. Acompanhe a leitura!
Fiat Argo
Apesar da piadinha de que Argo fosse algo falado errado, a palavra tem real significado. Pouco antes do lançamento do hatch compacto, a Fiat revelou que Argo é parte da mitologia grega. Especificamente uma embarcação construída sob orientação da deusa Atena para que Jasão viajasse com os Argonautas em busca do Velo de Ouro.
Fiat Strada
O nome Strada já foi usado por dois carros da Fiat. A primeira vez foi de 1978 a 1988 no antecessor do Tipo, mas desde 1998 é usado em uma picape compacta. Strada significa estrada em italiano e, segundo a marca, é para remeter ao sentimento de liberdade que o carro proporciona ao motorista.
Fiat Mobi
Criado para ser uma alternativa viável no mercado de subcompactos, o Fiat Mobi é outro modelo que seu nome é praticamente literal. Mobi vem de mobilidade e surgiu em uma época em que a Fiat priorizava nomes fáceis e com apenas quatro letras. Assim surgiram modelos como Argo, Tipo, Toro e por aí vai.
Fiat Toro
Mantendo a regra de nomes pequenos, marcantes e fortes, a Fiat usou Toro para sua primeira picape intermediária. Tal qual Strada, Toro tem ligação direta com a língua italiana, visto que significa touro. É por isso que a marca tentou, sem sucesso, forçar o nome “o Toro”, não a Toro, para a picape em seus primeiros anos.
Fiat Ducato
O Fiat Ducato é um comercial leve para quem busca um veículo para transporte de cargas ou passageiros no mercado brasileiro. Ducato refere-se a uma moeda de ouro, cunhada inicialmente na região de Veneza e depois em outras regiões da Europa.
Fiat Fiorino
Fiat Fiorino é uma picape comercial leve fabricada pela montadora italiana desde 1977, sendo vendida na Europa até o ano 2000. Hoje ocupa uma boa fatia das vendas do segmento no Brasil. Seu nome se dá, pelo nome da moeda de ouro cunhada na região de Florença no século XIII.
FAQ
Atualmente, a Fiat Toro Ultra é a versão mais cara da picape e também o carro mais caro da fabricante italiana no Brasil. Passando dos R$221 mil, a versão top de linha da picape é feita para todos os estilos e gostos.
Para quem quer um carro grande, espaçoso, com muitos equipamentos de segurança e conforto, a Toro é o carro indicado.
Para quem quer espaço para viajar e um carro que enfrenta diversos tipos de terrenos, uma boa opção é o SUV Fiat Pulse.